PRESENTES SOLIDÁRIOS 2014 | CABO VERDE
99 PRESENTES ANGARIADOS
PARCEIRO | Caritas Cabo-Verde
LOCAL DE ENTREGA | Ilhas de Santo Antão e Santiago
A QUEM SE DESTINA | Famílias carenciadas das Ilhas de Santo Antão e Santiago acompanhadas pela Caritas de Cabo-Verde
PARA QUE SERVE | Este presente é composto por três galinhas e uma gaiola para famílias numerosas chefiadas por mulheres, que vivem com parcos recursos financeiros e com pouca capacidade de produção de alimentos e não conseguem garantir uma refeição quente por dia.
Santo Antão é a ilha localizada mais a norte do país, montanhosa e eminentemente rural, vivendo da exploração agrícola. De acordo com o último Censo (2010) tem cerca de 43.915 habitantes. A maioria da sua população vive no meio rural, tendo na agricultura e na criação de animais a sua fonte de subsistência. Esta ilha debate-se com problema de insegurança alimentar decorrente de dificuldades de acesso à terra e à água e da elevada taxa de desemprego. As famílias muitas das vezes não chegam a fazer uma refeição por dia e se a faz é desequilibrada e pobre em nutrientes. Esta situação tem maior incidência no município do Porto Novo, que é o município mais árido, nomeadamente nas comunidades de Morro de Vento, Ribeira dos Bodes e Pico da Cruz.
Santiago é a maior das ilhas de Cabo Verde e nela se localiza a capital do país, a cidade da Praia. Tem aproximadamente 273.919 habitantes. A incidência da pobreza é bastante acentuada nos concelhos rurais e nas periferias das cidades, atingindo 46,1% da população dos concelhos rurais que enfrentam grandes dificuldades de acesso a alimentos contribuindo para que uma franja significativa dessa população vive em situação de insegurança alimentar. Uma atenção especial é necessária para minimizar a situação de pobreza e a vulnerabilidade alimentar dessas populações, especialmente das crianças.
FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES