PRESENTES SOLIDÁRIOS 2013 | GUINÉ-BISSAU
432 PRESENTES ANGARIADOS
Parceiro | Escola de Bajope
Local de entrega | Bajope, região de Cacheu
A quem se destina | Alunos e professores da escola de Bajope
Para que serve | O material escolar será uma importante ajuda para o desenvolvimento das atividades letivas desta unidade escolar. As crianças e os alunos não têm acesso a este tipo de material necessário a uma fácil aprendizagem.
Saiba mais sobre a Escola de Bajope
A escola situa-se no norte da Guiné-Bissau, na região de Cacheu, setor de Canchungo. Foi construída pelas missões católicas na era colonial. Com o passar dos anos, na década de 80, a administração da escola passou para o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau.
A escola começou com um pavilhão de uma sala de aulas, residência para os professores e casas de banhos para os alunos. Com o passar dos anos a escola precisou de se adequar e foi então que surgiu a parceria entre a missão católica e os filhos e emigrantes da tabanca de Bajope e Capol, no sentido de construir mais pavilhões para que todas as crianças das duas tabancas frequentassem a escola. Essa parceria foi concretizada na construção de dois pavilhões, com quatro salas de aulas, bem equipadas, com carteiras, secretarias para professor e armários.
Na década de 80, a administração da escola passou para o Ministério da Educação Nacional.
Nos últimos anos tem-se verificado uma grande deterioração das infraestruturas, e o material didático para os professores e alunos tem-se deteriorado também.
De acordo com o atual diretor, a escola está a passar por um momento delicado, talvez “o pior momento na vida da escola”. Os livros de apoio ao professor já estão desgastados, estão sem mapas, cartazes educativos para as disciplinas de português, ciências naturais, matemática, e sem livros para alunos e dicionários para o professor.
A secretaria da escola está improvisada onde era a residência para os professores; não existem armários nem pastas para conservação dos documentos da escola, sendo os mesmos guardados numa caixa de papelão.
VÍDEOS DE AGRADECIMENTO
FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES