PRESENTES SOLIDÁRIOS 2014 | SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
296 PRESENTES ANGARIADOS
PARCEIRO | Associação Mãos Unidas – Pe. Damião – Diocese de São Tomé e Príncipe
LOCAL DE ENTREGA | Paróquia de Santana
A QUEM SE DESTINA | Crianças das escolas da área da Paróquia de Santana e das aldeias (“roças”) mais afastadas da escola sede
PARA QUE SERVE | Este presente é comporto por uma mochila de pano, cadernos, esferográficas, lápis, caixa de lápis de cor e borrachas.
A paróquia de Santana, pertencente ao distrito de Cantagalo, com sede a cerca de 15 km da cidade capital, é constituída por um núcleo central onde se concentram quase dois terços da população total da paróquia de cerca de 18.000 habitantes. Para além da Sede, a paróquia divide-se em muitas “Roças” (Aldeias), espalhadas pela montanha. Algumas com acessos muito difíceis.
A grande maioria da população vive de uma agricultura muito pobre e muito trabalhosa que é o cacau e a banana, não tendo apetência para outras culturas como a horticultura. Existe uma incipiente criação de animais, que vivem em regime “de liberdade”. Nas praias, existe uma população que vive de uma pesca muito artesanal.
Podemos dizer que atualmente a escolaridade básica (1a, 2a, 3a, 4a) se estende a toda a paróquia, havendo escolas espalhadas um pouco por todo o lado.
Em todas as escolas surgem grupos de crianças muito desprovidas do mínimo necessário para uma aprendizagem corre cta: faltam mochilas, cadernos, livros, esferográficas, lápis, borrachas… Encontram-se, por vezes crianças que vão para a escola sem nada, estas crianças vêm sobretudo das “Roças” mais afastadas da escola.
É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. Por isso mesmo as escolas desempenham um papel fundamental e insubstituível na vida das crianças, contudo, sem acesso a materiais escolares o acesso à aprendizagem torna- se limitado.