TIMOR-LESTE

COMPRAR ESTE PRESENTE

  NOME | Brinquedos Educativos

DESCRIÇÃO | Brinquedos educativos para 2 crianças do Centro Comunitário Teresa de Saldanha, no Remexio, em Timor-Leste. Os brinquedos são uma forma das crianças poderem brincar, interagir e descobrir-se a si próprias, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio, de representação de ideias e de criatividade. Cada criança levará o seu brinquedo para casa, para desta forma desenvolver o seu sentido de responsabilidade, garantindo a conservação do mesmo.

PARCEIRO | Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

LOCAL DE ENTREGA | Timor-Leste

A QUEM SE DESTINA | Crianças dos 6 aos 12 anos de Assumau, Leroliça e Remexio Tuan

PREÇO | 18€

PARA QUE SERVE

As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presentes no Remexio, são as fundadoras do Centro Comunitário Teresa de Saldanha que proporciona atividades de tempos livres a crianças do ensino primário, do primeiro ao sexto anos (educativas, lúdicas e/ou artísticas), apoiando as aprendizagens da escola, nomeadamente no ensino da língua portuguesa, bem como transmitindo valores que promovam o seu desenvolvimento. Semanalmente, deslocam-se também a comunidades mais afastadas do centro do subdistrito de Remexio, isoladas no meio da montanha, nomeadamente Leroliça, Assumau e Remexio Tuan, onde as crianças pertencem a famílias de baixo rendimentos, que vivem maioritariamente de uma agricultura de subsistência que lhes serve fundamentalmente para a alimentação e necessidades básicas, não tendo recursos que lhes permitam oferecer-lhes estímulos necessários ao seu desenvolvimento cognitivo. São frequentes também casos de crianças órfãs de pai e/ou mãe e casos de abandono, que assumem as responsabilidades dos adultos, no que diz respeito ao cuidar dos irmãos, trabalhos domésticos, agricultura e venda de produtos locais, parando por vezes os seus estudos para tal. Assim, fruto desta realidade, surge como necessidade a criação de oportunidades para que as crianças possam de facto ser crianças na sua plenitude, brincando, interagindo, descobrindo-se a si próprias.

Pelo potencial de desenvolvimento da capacidade de raciocínio, da representação de ideias e da criatividade, bem como pelo caráter lúdico que possibilita a interação e o relacionamento com os pares e com a sua realidade, a oferta de um brinquedo educativo a cada criança com o qual poderão brincar nas suas casas é fundamental. O mesmo será adaptado a cada faixa etária: 6-8 anos, carro ou boneca; 8-9 anos: legos; 10-12 anos: puzzle. O sentimento de terem algo realmente seu incutir-lhes-á também um sentido de responsabilidade e de cuidado pela sua conservação.

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK