Resultados de 2010

ANGOLA | Bolsa do Professor

 

Presente Solidário 2010 para Angola344 Presentes angariados

PARCEIRO NO TERRENO | Irmãs Doroteias

As Bolsas do Professor angariadas pela Campanha Presentes Solidários 2010 destinam-se à formação de professores nas regiões rurais de Capelongo e Mulondo em Angola. Esta formação integra-se no Projecto Melika iniciado em 1999 pela comunidade das Irmãs Doroteias de Freixiel. O montante angariado destina-se à compra de livros e material escolar necessários à formação de professores do ensino básico.

 

 

 

Testemunho da Irmã Judite Moinheiro (Irmãs Doroteias)
A todos os amigos da FEC que possibilitaram a concretização dos Presentes Solidários. Em nome da minha Congregação, dos beneficiários do Projecto Melika e em meu nome pessoal, agradeço profundamente esta preciosa ajuda. Não podeis calcular o alívio que sentimos ao saber que teremos possibilidades de ajudar a formar mais professores para crianças que, sem a nossa ajuda, nunca teriam possibilidades de estudar. Que Deus abençoe todo o esforço feito pela equipa que trabalhou nesta campanha.
Entrega dos Presentes Solidários 2010 em Angola

 

 

 


 

GUINÉ-BISSAU | Manuais Escolares

 

Presente Solidário 2010 para a Guiné-Bissau

881 Presentes angariados

PARCEIRO NO TERRENO | Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau

A Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau tem desenvolvido inúmeros projectos de promoção da educação neste país lusófono. Os Manuais Escolares angariados pela Campanha Presentes Solidários 2010 são preciosos instrumentos para a formação das crianças e jovens locais. Desta forma, a Campanha Presentes Solidários 2010 foi também uma aposta no futuro e na sustentabilidade deste país.

 

 


 

CABO-VERDE | Porco

 

Presente Solidários 2010 para Cabo-Verde

276 Presentes angariados

PARCEIRO NO TERRENO | Cáritas Cabo-Verde

A Campanha Presentes Solidários 2010 conseguiu angariar um total de 276 presentes para Cabo-Verde que se traduziram na compra de muitos leitões que foram entregues a diversas comunidades da ilha do Tarrafal em Cabo Verde. A Cáritas de Cabo-Verde, parceira da FEC na campanha Presentes Solidários 2010, já nos enviou algumas fotos e testemunhos escritos que relatam a entrega destes animais numa dessas comunidades.

 

 

Inês Horta Semedo – mãe de 4 filhos - Residente em Achada Tenda, no concelho do Tarrafal na ilha de Santiago
É com muito carinho, prazer e satisfação que recebo este presente e fico muito agradecida porque é a primeira vez que recebo um presente tão valioso e de alguém que eu nem conheço. Não consigo descrever o que sinto só através de uma radiografia seria possível ver o que realmente sinto neste momento (ela fala com lágrimas nos olhos). Este presente foi uma grande surpresa para mim. É como se eu tivesse uma porca e inesperadamente ela tivesse parido. Estes leitões irão ajudar-me bastante na minha luta do dia-a-dia. Representam um alivio porque daqui a alguns meses poderão vir ajudar-me no pagamento das minhas despesas de casa, na alimentação e escola dos filhos. Gostaria de dizer um muito obrigado o pessoas que me ofereceram o presente e dizer também que tenho vontade de as conhecer e aproveito para as convidar para nos virem visitar. Peço a Deus que lhes dê muito mais. Quero agradecer também a Cáritas porque se não fosse ela talvez este presente não chegaria até nós.
Maria Assunção Oliveira - Coordenadora de Projecto - Cáritas Cabo-Verde
Foram contempladas com o presente um grupo de 10 famílias (mulheres) da comunidade de Achada Tenda no Município do Tarrafal na ilha de Santiago. Elas receberam o presente com muita satisfação e emoção e ao mesmo tempo surpreendidas por serem contempladas com um presente tão valioso. O seu contentamento era grande, na medida em que, como elas nos transmitiram, receber presente é um acto muito raro nas suas vidas. Elas nos explicaram o valor especial deste presente pelo seu efeito multiplicador e pelas inúmeras vantagens que pode trazer: segundo uma delas «porco dá dinheiro», é uma forma de gerar rendimentos que vai ajudar na melhoria da sua vida, é uma garantia de ter meios para ter acesso a alimentação, para ajudar na educação dos filhos, para ir melhorando a pouco e pouco a sua habitação, para adquirir algum bem da primeira necessidade. Sentimos que este presente foi um grande estímulo e motivação para essas famílias para as ajudar e encorajar na sua labuta do dia-a-dia onde as dificuldades são imensas para se conseguir o mínimo para sobreviver.

 

MOÇAMBIQUE | Maleta de Medicamentos

 

Presente Solidário 2010 para Moçambique2105 Presentes Angariados

PARCEIRO NO TERRENO | Missionários da Consolata

O Centro Nutricional e Infantário Padre Ariel da Paróquia de Mecanhelas, na região de Niassa, em Moçambique, acolhe cerca de 400 bébés por ano. A grande maioria destas crianças encontra-se em situações de subnutrição e com graves problemas de saúde. Os 2105 conjuntos de medicamentos angariados pela Campanha Presentes Solidários 2010 (medicamentos antimaláricos e antidiarreicos e ainda leite em pó) vão assim permitir uma maior estabilidade e segurança no tratamento destas crianças.

 

 

 

Gisele e Inês
Sentimo-nos muito felizes por termos acompanhado a iniciativa dos presentes solidários bem de perto, desde Lisboa. Esforçámo-nos por fazer a divulgação junto dos nossos familiares e amigos, seguimos quase que diariamente o barómetro até ao encerramento da campanha. Quando saíram os resultados finais já nos encontrávamos em Moçambique e foi uma grande satisfação saber que as pessoas contribuíram tão generosamente. O passo seguinte estava agora nas nossas mãos, e com grande motivação adquirimos os medicamentos, leite e roupas, sabendo que estes bens iriam realmente contribuir para a saúde e bem-estar destas crianças. No dia da entrega, longe estávamos nós de imaginar o impacto deste contributo na vida destas mamãs e crianças. A alegria visível em cada olhar e em cada sorriso, deixava-nos igualmente emocionadas e gratas pelo privilégio de podermos representar e fazer a ponte de ligação com todos os que contribuíram e tornaram possível esta campanha. A família do Infantário Padre Ariel envia um grande Zikomo à FEC, aos titios e titias de Portugal… Estamos juntos!
Mulheres que receberam os Presentes Solidários
Tia Marta (Funcionária) – Estou a agradecer muito, eu nunca vi isto, podíamos continuar a viver assim. Estou alegre, vocês dividiram, todos receberam. Estou contente. Estamos a lembrar quando era com a Dona Elizabeth. Tia Maria (Funcionária) – Nunca tinha visto nada assim, podia ser assim para frente. Mana Helena (Alfredo) – Estamos contentes, agradecemos muito ter remédios e roupa para toda a gente. Não tínhamos pomada, agora já temos. Mana Margareth (Arcanjo) – Estou a agradecer porque foi oferta. Mana Mary (Miguel) – Estou contente porque todas as crianças têm roupa. Na minha vida nunca isto aconteceu. Tia da Madalena (Maria) – Agradeço muito porque é a primeira vez que vejo uma coisa destas. Mamã Filomena (Estefano) – Estou agradecida. Mana Cautchany (Ganizani) – Estou a agradecer porque a nossa família não nos visita e vocês estão a ajudar, não tínhamos roupa e vocês deram. Mamã Eneresse (Samuel) – Não sabia que o meu filho podia ter prendas. Todas – Zikomo (Obrigado) Portugal!

BRASIL | Materiais de construção


Presente Solidário 2010 para o Brasil186 Presentes angariados

PARCEIRO NO TERRENO | Missionários da Consolata

Na região de Raposa Serra do Sol, em Roraima, no Brasil, os Missionários da Consolata têm trabalhado com os indígenas em projectos de educação e de integração com as comunidades urbanas locais. O montante angariado pela Campanha Presentes Solidários foi uma importante ajuda para a construção de casas de formação de líderes indígenas que promovem um desenvolvimento sustentado destas comunidades.

 

 


PORTUGAL | Bolsa do Voluntário

 

155 Presentes angariados Presente Solidário 2010 para Portugal

PARCEIRO NO TERRENO | Fundação Fé e Cooperação

Enquanto Plataforma do Voluntariado Missionário, a Fundação Fé e Cooperação, promove diversas acções de formação ao longo do ano, para todos aqueles que partem em missão. Em 2011 já se realizaram quatro acções de formação, para as quais o montante angariado pela Campanha Presentes Solidários 2010 foi um importante contributo.

 

 

 


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE | Cama

 

207 Presentes angariados Presente Solidário 2010 para São Tomé e Príncipe

PARCEIRO NO TERRENO | Associação Mãos Unidas – Padre Damião e Procuradoria Portuguesa das Missões Claretianas

Em São Tomé e Príncipe, muitos idosos são abandonados pelas suas famílias e não têm onde viver nem dormir condignamente. A Diocese tem procurado dar resposta a este drama através de inúmeras obras sociais. As camas oferecidas permitiram assegurar as condições necessárias para que os idosos possam descansar com segurança e dignidade.

 

 

 

Dom Manuel António Santos
Quando nos pediram a opinião sobre o presente solidário que poderia ser oferecido em São Tomé e Príncipe pensámos numa cama. Há muitos idosos, neste país, que não têm uma cama, e muito menos um colchão, onde descansar seu corpo fatigado. Apresentámos pois esta sugestão que foi aceite. E as ofertas superaram as expectativas, pelo que resolvemos juntar à cama um colchão. E é com um grande sorriso que os idosos contemplados recebem esta oferta, como podemos confirmar pelas fotos enviadas.Agradecemos, pois, a todos quantos contribuíram para tornar possível este presente. Que Deus recompense a generosidade de quem quis partilhar com os mais pobres um pouco dos seus bens. Esta oferta, uma vez mais, contribuiu também para o desenvolvimento local pela oferta de trabalho que representou. As camas foram feitas numa carpintaria-escola dirigida pelas Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, na paróquia de Nossa Senhora das Neves. Um grupo de jovens encontra aí ocupação, aprendizagem e perspectivas de futuro. Os nossos idosos podem descansar melhor, com mais dignidade; os jovens que fizeram as camas puderam usufruir de um ordenado; e as pessoas que tornaram possível estas ofertas, certamente que se sentem contentes por verem os frutos da sua partilha. Que Deus a todos abençoe!

TIMOR LESTE | Poço de água

 

394 Presentes angariados Presente Solidário 2010 para Timor-Leste

PARCEIRO NO TERRENO | Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

A água é um bem essencial à sobrevivência. As fotos e vídeo que os Frades Menores Capuchinhos, parceiros da FEC na campanha Presentes Solidários 2010, demonstram-nos a importância deste bem tão precioso na vida da comunidade de Tibar, em Timor-Leste. O montante angariado pela Campanha Presentes Solidários foi um importante contributo para a construção do furo e respectivo depósito de água que vão servir esta comunidade.

 

 

 

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK