Timor-Leste

339 PRESENTES ALCANÇADOS

 

PARCEIRO | Grupo Missão Mundo e Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres

LOCAL DE ENTREGA | Paróquia de Nossa Senhora de Aitara, no sub-distrito de Tibar

A QUEM SE DESTINA | Recém-nascidos e mamãs

PREÇO | 13€

PARA QUE SERVE

Kit composto por uma lipa para a mãe, uma toalha de banho de bebé, sabonete, óleo, pó de talco e champô, gorro e botinhas, seis fraldas, dois babygrows e dos bodys.

A Congregação das Irmãs Concepcionistas aos Serviço dos Pobres desenvolve um serviço missionário junto da comunidade de Tibar, em Timor-Leste. Um dos seus focos de missão centra-se no apoio às famílias carenciadas que vivem na comunidade. Este apoio passa em grande parte pela visita às famílias (principalmente às mães e crianças) e no apoio às suas principais dificuldades – encaminhar e facilitar o acesso ao sistema de saúde (Centro de Saúde de Barzatete, em Tibar ou para o Hospital Nacional, em Díli), apoio alimentar, apoio na higiene das crianças, sensibilização para as consultas pré-natais, entre outros.

Mais sobre o Grupo Missão Mundo aqui.

TESTEMUNHOS DO TERRENO

 

A Campanha do Presente Solidário promovida pela FEC no Natal 2015, tendo incluído o nosso Projeto “Cuidar a vida” e que inclui o kit recém-nascido, que designámos por (kit)Labarik[1], foi, para nós, um estímulo e uma força que veio potenciar a assistência que há uns tempos a esta parte procuramos prestar às mulheres grávidas da aldeia Fatuk Mean que vivem do que recolhem, todos os dias da lixeira da cidade de Díli, capital de Timor-Leste. A certeza de que seríamos apoiadas neste trabalho com o presente solidário motivou-nos a melhorar o (Kit)Labarik com mais fraldas e roupinhas juntamente com produtos de higiene.

Um dos focos da missão que desenvolvemos na aldeia de Fatuk Mean, junto à comunidade de Tibar, centra-se no apoio às famílias mais carenciadas, que passa pelas visitas para conhecer as famílias e apoiar as suas principais dificuldades – encaminhar e facilitar o acesso ao sistema de saúde, apoio alimentar, apoio na higiene das crianças e, principalmente, sensibilizar as mulheres grávidas para as consultas pré-natais e para a importância da vida e do nascimento dos seus filhos.

No dia 21 de Maio do ano em curso realizou-se um encontro das grávidas que eram acompanhadas nas visitas às famílias que todas as semanas são feitas. Para este encontro foram convocadas 32 mulheres dos três bairros mais próximos do Suco de Tibar. Juntaram-se 18 mamãs. Algumas não puderam estar presentes porque a distância e os caminhos impediram-nas de se deslocarem, como nos comunicaram depois. Com as presentes celebrou-se o dom da vida dos seus filhinhos em gestação. No decurso do encontro passou-se um pequeno filme mostrando as etapas da gestação do ser humano no ventre materno. Seguiu-se um tempo de diálogo para partilha e esclarecimentos. Estava presente uma enfermeira do Centro de Saúde de Barzatete (do subdistrito de Tibar) que foi respondendo às perguntas e dúvidas das mamãs. Aproveitou-se o momento para oferecer já a cada uma delas a “lipa” (uma espécie de capulana que faz parte do kit). O (kit)Labarik constituído por conjuntos de fraldas, calcinhas, calções, camisolas, vestidos, touca, sapatinhos, toalha de banho e produtos de higiene é entregue depois do nascimento da criança.

Desde este encontro já nasceram 10 bebés, 8 filhos das mães presentes no encontro os outros de mães que conhecemos depois.

Em setembro está agendado um novo encontro de mães, cujo tema será sobre: como educar saudavelmente os nossos filhos. Na verdade, não é tanto o dar o presente, mas sim ajudar e promover estas mães, para que elas descubram o valor da vida e a nobreza da sua missão de mãe e educadora.

Este projeto foi estendido às comunidades de Iparira e Vemasse (Lautém), devido às necessidades manifestadas também pelas famílias e as futuras mães, onde a Congregação das Irmãs Concepcionistas tem comunidades a trabalhar com as famílias mais carenciadas daqueles distritos de Timor-Leste.

As Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres que dinamizam, no local – Suco de Tibar/Timor-Leste este projeto e o Grupo Missão Mundo agradecem muito reconhecidas a todas as pessoas que acolheram a Campanha do Presente Solidário e colaboraram no (kit)Labarik. A recompensa prometida por Jesus a quem der um copo de água a quem tem sede, cumprir-se-á, assim acreditamos. Neste nosso agradecimento queremos incluir todos os que trabalham devotamente na FEC.

Grupo Missão Mundo

[1] Em tétum Labarik significa “criança”, ou seja, (kit)Labarik significa Kit Criança.

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK