PRESENTES SOLIDÁRIOS 2013 | GUINÉ-BISSAU

 

432 PRESENTES ANGARIADOS

Parceiro | Escola de Bajope

Local de entrega | Bajope, região de Cacheu

A quem se destina | Alunos e professores da escola de Bajope

Para que serve | O material escolar será uma importante ajuda para o desenvolvimento das atividades letivas desta unidade escolar. As crianças e os alunos não têm acesso a este tipo de material necessário a uma fácil aprendizagem.

Saiba mais sobre a Escola de Bajope

A escola situa-se no norte da Guiné-Bissau, na região de Cacheu, setor de Canchungo. Foi construída pelas missões católicas na era colonial. Com o passar dos anos, na década de 80, a administração da escola passou para o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau.

A escola começou com um pavilhão de uma sala de aulas, residência para os professores e casas de banhos para os alunos. Com o passar dos anos a escola precisou de se adequar e foi então que  surgiu a parceria entre a missão católica e os filhos e emigrantes da tabanca de Bajope e Capol, no sentido de construir mais pavilhões para que todas as crianças das duas tabancas frequentassem a escola. Essa parceria foi concretizada na construção de dois pavilhões, com quatro salas de aulas, bem equipadas, com carteiras, secretarias para professor e armários.

Na década de 80, a administração da escola passou para o Ministério da Educação Nacional.

Nos últimos anos tem-se verificado uma grande deterioração das infraestruturas, e o material didático para os professores e alunos tem-se deteriorado também.

De acordo com o atual diretor, a escola está a passar por um momento delicado, talvez “o pior momento na vida da escola”. Os livros de apoio ao professor já estão desgastados, estão sem mapas, cartazes educativos para as disciplinas de português, ciências naturais, matemática, e sem livros para alunos e dicionários para o professor.

A secretaria da escola está improvisada onde era a residência para os professores; não existem armários  nem pastas para conservação dos documentos da escola, sendo os mesmos guardados numa caixa de papelão.

VÍDEOS DE AGRADECIMENTO

 

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

 

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK