PRESENTES SOLIDÁRIOS 2012 | MOÇAMBIQUE XL

 

PRESENTES ANGARIADOS | 27

Parceiro | Fundação Gonçalo da Silveira

Locais de entrega | Moçambique, Província de Sofala, Distrito da Beira, Zona Rural de Nhangau.

A quem se destina | As bicicletas angariadas serão entregues a cerca de 90 pescadores e agricultores da zona rural de Nhangau.

Para que serve | A introdução da bicicleta, e respetivos kits de reparação, para as eventualidades de furos e pequenas avarias, facilitará a deslocação dos agricultores e pescadores e levará a um empoderamento das associações comunitárias. A bicicleta, a cargo das associações locais, servirá para deslocações relacionadas com as atividades laborais e incrementará a possibilidade de venda de produtos e compra de materiais para melhorar a cadeia de produção. Por outro lado, é também uma forma de aumentar a sustentabilidade das associações, uma vez que promove o aumento de renda e receita.

Saiba mais sobre as Comunidades Rurais de Nhangau

As Comunidades Rurais de Nhangau (Casa Partida, Nhangau, Nhambira, Nhanduvo, Nhangulo, Njalane, Tchissunguwe e Tsimi), situadas no Distrito da Beira, dedicam-se quase exclusivamente à agricultura de subsistência e/ou à pesca. Aqui prevalecem os sistemas de trocas informais e de produção de culturas sazonais. O isolamento em que vivem estas comunidades, associado à extrema pobreza e à falta de recursos económicos e/ou estatais, são marcantes nesta região. A dificuldade que os agricultores e pescadores têm em deslocar-se ao mercado mais próximo, em Nhangau, ou na cidade da Beira, é um dos grandes problemas, que condiciona fortemente a sua capacidade produtiva, limitando muito a comercialização e geração de rendimento que possa advir da venda e troca de produtos. O mercado em Nhangau dista, no mínimo, 7km e grande parte desta distância tem que ser percorrida a pé, com enormes carregamentos de culturas agrícolas/pescado.

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK