PRESENTES SOLIDÁRIOS 2012 | MOÇAMBIQUE

 

PRESENTES ANGARIADOS | 712

Parceiro | Grupo Missão Mundo e Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres

Local de entrega | Centro Nutricional do Centro Social Nossa Senhora de Fátima, situado no município de Manjacaze, na Província de Gaza, em Moçambique.

A quem se destina| 540 crianças até aos cinco anos de idade.

Para que serve| Os bebés e crianças acolhidos pelo Centro Nutricional são provenientes das comunidades do interior e chegam ao Centro Nutricional através do encaminhamento do hospital distrital de Manjacaze para fazerem a reabilitação através de um programa de nutrição intensivo. Os recursos do hospital são insuficientes para os muitos casos que ocorrem diariamente e o Centro Nutricional constitui atualmente a única forma de continuasr a dar vida a estas crianças e bebés, pois não existe outro Centro Nutricional em Manjacaze.

O Centro, para além da reabilitação física e nutricional das crianças, investe também na formação das mães em cuidados básicos de higiene e nutrição, acompanhando assim a evolução tanto da criança como da mãe.
As maiores necessidades sentidas pelo Centro Nutricional são as de leite em pó para os programas de nutrição dos bebés e crianças que por ali passam, mas também para aquelas cujas mães lá se deslocam a pedir ajuda. O leite visa alimentar desde os bebés prematuros e/ou com baixo peso até às crianças com 5 anos que, durante cerca de um mês, ficam internadas para a reabilitação do estado de desnutrição em que se encontram, mas também aqueles bebés e crianças cujas mães são portadoras de VIH, que se encontram em período de amamentação, e que recorrem ao Programa de Distribuição de leite em pó do Centro Nutricional.

Saiba mais sobre a saúde materno-infantil de Moçambique

Cerca de 85 bebés são infetados pelo VIH diariamente pelas mães (UNICEF). A maioria das crianças até aos 12 anos que vivem infetadas foi também vítima da transmissão vertical. Este tipo de transmissão do VIH é aquele que acontece da mãe seropositiva para o bebé, durante a gravidez, o parto ou durante a amamentação.
A transmissão é de 20 a 45% em populações que amamentam e em populações que não amamentam e na ausência de intervenções para reduzir a transmissão esta é de 15 a 30%. Quando se utilizam intervenções adequadas para reduzir a transmissão mãe-filho, esta percentagem reduz para valores inferiores a 2% (OMS). O risco de transmissão poderá ser reduzido se a alimentação dos recém-nascidos for feita através de substitutos do leite materno em detrimento da amamentação.
Moçambique está entre os últimos Índices do Desenvolvimento Humano com a posição 184, num total de 187 países. A Província de Gaza tem uma população de cerca de 1,2 Milhões de pessoas e estima-se a existência de 15% de crianças com idades compreendidas entre os 0 e 5 anos sem pai e/ou mãe. Sendo também uma das províncias mais afetadas com a mortalidade infantil por infeção VIH, associada a um número elevado de órfãos e a baixos níveis escolares, bem como a uma situação de pobreza e fome extrema.

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

 

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK