PRESENTES SOLIDÁRIOS 2011 | SUDÃO DO SUL XL

 

Presente Solidário 2011 para o Sudão do Sul - Presente XLPRESENTES ANGARIADOS | 50

A região Sul do Sudão tem uma população de cerca de seis milhões e uma economia de subsistência predominantemente rural. Esta região tem sido afectada pela guerra resultando na negligência grave, na falta de desenvolvimento de infra-estrutura, e na grande destruição e deslocamento das pessoas. Mais de dois milhões de pessoas morreram e mais de quatro milhões são deslocados internos, ou se tornaram refugiados em resultado da guerra civil e impactos relacionados.

O Sul contém muitos grupos tribais entre os quais os Mundari, onde serão entregues as vacas.

Os Mundari são criadores de gado e parecem resistir ao tempo. São uma tribo do sul do Sudão que continua a viver do gado e da agricultura. As terras que ocupam, a 75 quilómetros a norte de Juba, a capital do sul, são ideais para as suas manadas, base da sua economia e da sua estrutura social.

Homens e crianças partilham a terra com o gado, que usam como base da alimentação e moeda de troca, e que é, ao mesmo tempo, factor determinante do estatuto social de cada indivíduo ou família da tribo. Depois de uma guerra civil (1983-2005) que matou pelo menos dois milhões de pessoas, o Sudão precisa de optimismo. E de vacas para fornecimento de leite, carne para a dieta familiar, e para venda ou troca por cereais e outros itens.

O montante angariado pela Campanha Presentes Solidários 2011 permitiu ainda a conclusão das obras de um furo de suporte às várias plantações agrícolas que servem estas comunidades, permitindo assim que também no terreno se concretiza o slogan da campanha: “Dar a Duplicar!”

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK