PRESENTES SOLIDÁRIOS 2011 | SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

Presente Solidário 2011 para São Tomé e PríncipePRESENTES ANGARIADOS | 279

O “Kit Saúde e Natureza” é composto por 1 escova de dentes, 2 bisnagas com pasta dentífrica, 1 toalha, 2 sabonetes e um pacote “Sementinha amiga” com 12 sementes de árvores locais.

A Procuradoria das Missões Claretianas procura intervir junto da população infantil residente na cidade da Trindade em São Tomé e Príncipe no sentido de alterar hábitos de higiene e saúde. A população alvo deste Presente Solidário ronda cerca de 26 mil crianças, sendo que a sua maioria frequenta a escola, uma mais-valia de S. Tomé e Príncipe onde 85% da população total sabe ler e escrever. Mas este Kit Higiene e Natureza é uma proposta solidária dual: tem uma componente de higiene e saúde associada a uma componente ambiental.

Como outros países que se situam na região intertropical São Tomé e Príncipe, vive o problema da desflorestação. O pacote com 12 sementes de árvores locais incluído no kit pretende responder a este problema. A saúde e a higiene são fulcrais no desenvolvimento humano e estão intimamente interligadas com o meio ambiente. Daí a aposta em incutir nas crianças dos 4 aos 8 anos o cuidado com a sua higiene e saúde individual. Sendo estas idades importantes na sua formação para a idade adulta, procura-se também inverter problemas endémicos na sociedade santomense actual, como por exemplo problemas de higiene pessoal que são catalisadores de algumas das doenças endémicas locais. É fundamental potenciar a higiene e saúde infantil. Nessa higiene e saúde individual, a saúde oral representa um vector muito importante e que tem sido menos trabalhado. Sendo que o óptimo seria cuidados de saúde oral protagonizados por técnicos de saúde especializados, o “kit Saúde e Ambiente” permitirá amenizar os problemas na formação da dentição definitiva. A segunda componente do “Kit Saúde e Ambiente”, as sementes de flora local, que serão distribuídas neste Kit, servirão de mote a um evento de sensibilização e alerta, em parceria com as autoridades locais, civis e eclesiásticas, para o problema da desflorestação. Esta será um dos problemas que afectarão futuramente a população santomense caso não sejam tomadas medidas para inverter esta situação

FOTOS DA ENTREGA DOS PRESENTES

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK