PRESENTES SOLIDÁRIOS 2011 | GUINÉ-BISSAU

 

Presente Solidário 2011 para a Guiné-BissauPRESENTES ANGARIADOS | 1.003

Tendo em conta o raio de acção da CARITAS disseminada por todo o país, o local da implementação do presente será em todo o território nacional onde são atendidas crianças órfãs e vulneráveis e tratadas as patologias mais comuns nas crianças e mulheres grávidas nomeadamente em 25 centros de recuperação nutricional distribuídos por todo o país e nas Casas de Mães de Bafatá e Gabú.

Quem recebe o presente: número dos beneficiários total estima-se em 19.000 crianças atendidas nos Centros de Recuperação Nutricional e mais de 1.600 mulheres grávidas atendidas nas casas de Mães de Bafatá e Gabú.

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobre do mundo, colocando-se na posição 175 no universo dos países com o índice do desenvolvimento humano considerando muito baixo (Relatório do desenvolvimento humana, 2008, PNUD). As condições higiénicas e sanitárias são muito precárias, com poucos centros hospitalares. E dos poucos existentes embora sem grandes condições, a maior parte das famílias não têm acesso dada à carência da vida e das condições financeiras muitas das vezes provocadas pelo desemprego ou péssimos salários dos responsáveis de agregado familiar. Os medicamentos são excessivamente caros numa situação de pobreza total, fome, subida galopantes dos preços dos produtos alimentares e sucessivo clima de instabilidades políticas com que as pessoas são forçadas a coabitar no seu dia-a-dia. Numa conjuntura caótica e de grande inquietação como essa, os maiores apoquentados são as crianças e mulheres como a franja mais vulnerável da sociedade, uma vez que estão desprovidos de tudo e expostos a todo o tipo de sofrimento, facto esse que tem contribuído dentre muitos outros para o agravamento da situação materna infantil no país.

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK