MOÇAMBIQUE

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  NOME | Lanches Escolares

DESCRIÇÃO | Lanches diários, durante um mês, a 2 crianças do Centro Educativo das Servas Nossa Senhora de Fátima, que se situa no Bairro da Liberdade, na Matola. São 100 as crianças que diariamente beneficiam deste espaço onde podem reforçar o tempo de aprendizagem que lhes falta na escola. Estas refeições são fundamentais para que cada criança possa crescer e aprender de forma saudável.

PARCEIRO | Centro Educativo das Servas Nossa Senhora de Fátima

LOCAL DE ENTREGA | Moçambique

A QUEM SE DESTINA | 100 crianças

PREÇO | 12€

PARA QUE SERVE

No centro educativo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Liberdade na Matola, 100 crianças em idade escolar tomam pequeno almoço (os da manha) ou lanche (os da tarde) e beneficiam de um espaço onde podem reforçar o tempo de aprendizagem que lhes falta na escola.

O Inquérito ao Orçamento Familiar 2014/2015 apurou que, em Moçambique, o consumo calórico mediano, ajustado por subestimação, se situava nas 1.711 Kcal per capita, abaixo do lumiar de subnutrição alimentar para Moçambique (1.800 kcal). No mesmo sentido, e segundo o mesmo inquérito, 33% da população encontra-se em situação de desnutrição crónica.

As crianças, principalmente as que pertencem a famílias dos estratos socioeconómicos mais baixos, são particularmente atingidas por esta situação, que tem repercussões no seu rendimento escolar. Este é alias, em geral e em termos médios, muito baixo em Moçambique em virtude, quer do reduzido tempo que os alunos passam em média a aprender na escola (1 hora e 41 minutos por dia), quer, do fraco desempenho dos professores durante esse tempo (cf. Banco Mundial, IPS, 2015) .

Com efeito, de acordo com os Indicadores de Prestação de Serviços (2015), levado a cabo pelo Banco Mundial, só 49% dos estudantes da 3ª e 4ª classe conseguiram fazer adições com um dígito (por exemplo 7+8) e só 5% conseguiram fazer subtrações com dois dígitos. Este mesmo estudo, refere que os alunos que tomaram pequeno almoço no dia da visita, obtiveram mais 10% de pontuação no teste de conhecimentos aplicado. Esta aferição leva a inferir que a aprendizagem, também no contexto Moçambicano, está efetivamente relacionada os hábitos alimentares da criança.

Saiba mais sobre o trabalho da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima aqui.

RESULTADOS 2016

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