Dúvidas

Quando é que a campanha termina?

A campanha termina no dia 6 de Janeiro de 2018. Se quer contribuir com algum donativo para os diversos projectos que a Fundação Fé e Cooperação promove ao longo do ano não hesite em contactar-nos.

Já paguei a minha encomenda. Quando é que vou receber os meus postais?
Os postais serão enviados (mesmo os postais electrónicos) no prazo máximo de um dia útil depois do momento do pagamento.
Pedi para receber os meus postais por email. Os postais serão enviados para a minha caixa de correio electrónico ou para as pessoas que eu quero presentear?
Os postais são sempre enviados para o comprador (mesmo os postais electrónicos) para que este os possa entregar pessoalmente aqueles que deseja presentear.
Já estamos muito próximos do Natal? Posso ainda encomendar estes Presentes Solidários?

A campanha Presentes Solidários 2017 só termina no dia 6 de Janeiro de 2018. Até lá pode sempre comprar estes presentes e pedir para receber os postais relativos à sua compra. Dado o volume de correspondência que os CTT têm nestes dias festivos, não podemos garantir que receba os postais em sua casa ainda antes do Natal caso tenha feito a sua encomenda depois do dia 17 de Dezembro de 2017. Poderá sempre optar por receber os postais em formato electrónico e assim o processo de entrega será mais rápido.

Até quando posso fazer a encomenda para receber os Postais antes do Natal?

Para poder entregar os postais aos seus amigos no Natal, as encomendas devem ser feitas até ao dia 17 de Dezembro. A Fundação Fé e Cooperação não garante que, depois dessa data, receba os postais antes do Natal. A campanha continua a funcionar até ao Dia de Reis. Iremos, com certeza, fazer todos os possíveis por enviar os postais no menor tempo possível.

Vivo fora de Portugal. Poderei adquirir um Presente Solidário?

Os Presentes Solidários podem ser adquiridos em qualquer parte do mundo. Pode fazer a sua encomenda através do nosso website onde deve indicar se prefere receber os postais em formato pdf ou por correio normal. Poderá achar mais conveniente receber os postais por e-mail, no caso de ser difícil garantir a entrega em prazo útil se for enviado por correio. Atenção: no caso de ser uma transferência internacional, utilize o número do IBAN: PT50 0033 0000 5012 7490 6390 5 (SWIFT/BIC: BCOMPTPL).

O que são as metas a atingir em cada presente?

Antes de lançarmos a Campanha, identificamos com os parceiros no terreno, as necessidades das comunidades e definimos uma meta que gostaríamos de alcançar para assegurar o suprimento de necessidades no âmbito da Campanha Presentes Solidários.

No entanto, salvo alguns presentes que são mais específicos e necessários num número limitado, a maioria das metas não são limitativas pois são presentes que são necessários ao longo de todo o ano. Por esta razão, salvo exceções indicadas, não impedimos a compra dos presentes acima dessas metas, uma vez que em muitos casos, mais presentes significa chegar a mais pessoas ou apoiar o parceiro durante mais tempo.

Para onde vai o meu dinheiro?

Ao escolher um Presente Solidário do nosso catálogo já está a decidir de que forma o seu dinheiro irá ser empregue, visto que cada presente corresponde a um país lusófono. Se, por exemplo, optar pelos Lençóis e Toalhas (Presente Solidário para São Tomé e Príncipe), esta compra significa que o seu dinheiro irá ser entregue ao nosso parceiro em São Tomé e Príncipe que irá adquirir / produzir estes bens no próprio país (uma forma de contribuir para o desenvolvimento económico local). De seguida, estes bens serão entregues nas comunidades identificadas pelo nosso parceiro, neste caso a Casa dos Pequeninos, um projeto da Caritas de São Tomé e Príncipe. Independentemente do Presente Solidário que escolher, estará a transformar vidas nos países em Desenvolvimento. A Fundação Fé e Cooperação assegura que o dinheiro adquirido ao abrigo desta Campanha irá ser utilizado na compra dos Presentes Solidários, através dos nossos parceiros no terreno: Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça de Benguela, Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, Associação Vin por Ti, Caritas de São Tomé e Príncipe, Missionários do Verbo Divino, Centro Social Paroquial do Campo Grande, Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, Arquidiocese de Maputo e JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados. Logo que os presentes sejam oferecidos, a FEC apresentará aos compradores e aos presenteados os resultados dessas ofertas.

O que recebo quando compro um Presente Solidário?

Adquirir um Presente Solidário não é apenas adquirir um Presente. É proporcionar ao seu amigo, colega ou familiar, a possibilidade de ele participar na transformação de vidas humanas, é fazer com que ele fique satisfeito por estar a contribuir para deixar o mundo melhor do que o encontramos hoje. Ao encomendar um Presente Solidário, irá receber:

  • Um certificado em forma de postal ilustrado que deverá preencher com uma mensagem pessoal e entregar ao presenteado (pode optar por fazer esta personalização online no momento da sua encomenda)
  • Um envelope da campanha para que possa entregar o postal em mão ou por correio

Nota: o preço do Presente Solidário não consta no postal.

Vou receber informação relativa à entrega dos Presentes Solidários no terreno?
Os nossos parceiros no terreno enviam-nos fotos e testemunhos relativos à entrega dos Presentes. Mesmo à distância de muitos quilómetros podemos perceber como o nosso presente, por muito simples que seja, pode de facto transformar a vida de muitas famílias mais desfavorecidas.
Os Presentes Solidários podem ser deduzidos nos meus impostos?
Ao abrigo dos artigos 62º, nº 3, alínea e) e 63º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, Lei nº 64-A/2008, de 31 de Dezembro, o valor dos Presentes Solidários constitui um donativo sem contrapartidas à Fundação Fé e Cooperação. Assim, ao fazer a sua compra receberá juntamente com os postais o recibo relativo ao montante em causa.
Posso fazer encomendas de urgência?
Se a sua encomenda é de carácter urgente, poderá optar por receber os postais em formato digital.
Já fiz a encomenda mas ainda não recebi os postais. O que fazer?
A Fundação Fé e Cooperação faz os possíveis por enviar os postais no menor tempo possível, porém é preciso contabilizar o tempo de expedição através dos CTT. Se mesmo assim pensa que existe um atraso exagerado, poderá contactar a FEC através do número 218 861 710.
A FEC pode enviar os postais directamente para o presenteado?
A FEC envia o postal directamente para o comprador, de forma a que este possa deixar uma mensagem pessoal ao presenteado. De outra forma não seria possível ao comprador personalizar os postais para de seguida os entregar ao seu amigo, colega, familiar, etc… Se a sua encomenda é urgente, poderá optar por receber os postais em formato digital.
Posso colocar a Campanha Presentes Solidários no meu Website?
Sim, a FEC agradece a divulgação da Campanha! Disponibilizamos vários materiais gráficas para esta divulgação. Basta visitar a página relativa à imprensa. Caso necessite de outro material de divulgação basta enviar um e-mail para geral@presentessolidarios.pt indicando que quer publicitar a Campanha; de seguida enviaremos todo o material necessário.
A FEC tem voluntários no terreno a vender Presentes Solidários?

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, entidade promotora da Campanha Presentes Solidários, esclarece que não tem voluntários no terreno a vender Presentes Solidários porta a porta. Verificámos a ocorrência de atividades fraudulentas usando o nome da FEC para extorquir dinheiro a comerciantes. Alertamos para esta situação e agradecemos que nos contactem (Tlf: 218861710) alertando-nos para estas ocorrências. Muito obrigado.

O que faz a Fundação Fé e Cooperação?
Para conhecer melhor a FEC clique aqui.
Qual o horário de funcionamento da Fundação Fé e Cooperação para poder levantar a minha encomenda presencialmente se assim o desejar?

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, está aberta todos os dias úteis entre as 9h e as 17h. Para mais indicações sobre como nos localizar clique em contactos.

RESULTADOS 2016

SIGA-NOS NO FACEBOOK